segunda-feira, 27 de setembro de 2010

21.09.2010: Roma-Perugia-Firenze

São 4h da manhã. Saímos de casa, mochila nas costas. Não dormimos. No entanto, estamos felizes. Sinto os olhos pesados, mas o sorriso e a ansiedade conseguem mantê-los abertos. Temos, exactamente, 1h50 até à partida do comboio. Embora seja muito cedo, apanhar o autocarro nocturno das 4h08, na Viale delle Provincie, é a nossa única hipótese de chegar a Termini a tempo. Ou era!
E assim começam as nossas aventuras...
Perdemos o autocarro e, com a ajuda e companhia do nosso paizinho, o Ivo, conseguimos chegar em cerca meia hora, a pé, à estação. No entanto, Road Trip que é Road Trip nunca pretere o certo pelo incerto, o seguro pelo inseguro, o esperado pelo inesperado... E, assim, os pequenos percalços não se ficaram por aqui.
Eu, que sou sempre a mesma, como se costuma dizer, esqueci-me do cartão de memória da máquina fotográfica em casa. Não fosse a Raquel lembrar-se de tirar uma foto mal chegámos a Termini e as nossas 2747 fotos ficariam reduzidas a... nem quero sequer imaginar! Qual loucas, decidimos voltar a casa para recuperar a pequena relíquia, assim como o horário dos comboios, pelo qual pagámos 5€ de propósito, de que também nos tínhamos esquecido. Faltava, precisamente, 1 hora para o nosso comboio partir.
No entanto, o acaso, como nós acreditamos, nunca nos deixa ficar mal. A verdade é que, se temos alguém para fazer asneira, também temos alguém para remediá-la. O génio da Inês acordou, estávamos nós a chegar a casa, e lembrou-se que o comboio, que saía de Termini às 5h50, parava em Tiburtina minutos depois. Ora, Tiburtina fica, nem mais nem menos, a poucas centenas de metros de nossa casa que, em minutos, se traduz em cerca de 10 a pé. Resultado: por incrível que pareça, depois de tudo, ainda ficamos à volta de meia hora na estação à espera do nosso transporte!
Às 9h, mais coisa menos coisa, depois de uma breve paragem em Foligno para trocar de comboio, chegámos a Perugia. Apanhámos o autocarro para o centro, tomámos um belo de um cappuccino para repor energias e partimos em descoberta de uma cidade que, embora pequena, tem muita beleza para mostrar. Apreciámos vistas magníficas, gravámo-las em centenas de fotos, descemos escadas mesmo fofinhas, perseguimos a visão de um castelo que, depois de muito tempo e cansaço para o encontrar, acabámos por não poder subir. Dividimos uma excelente pizza, redonda (e não rectangular, como o habitual em Roma), sentadas na mesa de um restaurante a sério e, por recomendação do Ivo, comemos dos melhores gelados que alguma vez provámos.
Quando fomos apanhar o comboio para a tão esperada Florença, estávamos completamente exaustas!
Já na cidade encantada, tivemos a sorte de, por mero acaso, encontrar muito rápido um hotel bem barato. Já de quarto assegurado e mochilas fora das costas, fomos dar um pequeno passeio, perto do anoitecer, à beira-rio. Ainda que não tivéssemos visto quase nada, ficámos desde logo fascinadas com Florença! De vista cheia, voltámos cedo para o hotel, para podermos descansar bem e, assim, estarmos prontas para, de manhã, explorar o melhor possível uma cidade de sonho...
Tudo o que aconteceu e vimos no dia seguinte, fica para saber mais tarde...

Não percam o próximo episódio, porque nós também não!